Eu quero o tudo querendo o nada Eu quero o meu inicio querendo o meu fim Eu quero o céu e procuro o chão Eu quero as pessoas e olho-me ao espelho Eu quero e quero e quero e o que Eu realmente quero é dar.

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Folklore: A confirmação!



Depois do sucesso de Whoa, Nelly!, muita gente se questionou se a Nelly Furtado seria apenas uma flavor of the month do já algo longínquo ano de 2000. Mas, após ter escutado este álbum que saiu em Novembro de 2003 e voltou a estar em destaque devido ao hino do Euro2004 no Verão seguinte, tirei as minhas dúvidas; se o álbum anterior continha temas bastante bons, este apresenta-se como um álbum mais sólido, mais adulto e com canções que se ouvirão inúmeras vezes. Sublinho os destaques:

  • Powerless: Tema de apresentação do álbum, com uma melodia agradável e uma batida quebrada, este tema foi uma óptima escolha como primeiro single. Simples, mas funcional.

  • Explode: Talvez a melhor canção energética em todo o álbum, com um início que nos agarra devido à sua originalidade e um ritmo vicíante, este tema, de alguma forma decadente e irónico, é forte e pede repetidas audições.

  • Try: Segundo single de apresentação, pode-se considerar uma daquelas cançõezinhas melosas pop perfeitas, mas a verdade é que realmente é mesmo perfeitinha, no melhor que isso nos dá. Nelly apresenta-nos uma melodia e uma prestação harmoniosas e muito sentimentais, uma das melhores em todo o álbum.

  • Força: Como toda a gente já deve saber, este foi o hino do Euro2004 e terceiro single de apresentação. Esitei em colocar a canção em destaque, não porque seja um mau tema, mas porque é, na realidade, um dos mais fracos de todo o álbum. No entanto, devido à enorme projecção que esta canção teve entre nós (repare-se que o álbum, que passou despercebido na altura de lançamento, saltou para a posição #4 na semana de estreia do campeonato em Portugal), decidi incluí-la. Sim, é básica, fácil e imediata, mas é exactamente isso que se deseja, nada mais.

  • Saturdays: Este tema é, sem dúvida, o mais simples em todo o álbum, mas a Nelly teve a coragem de inserir em Folklore uma canção não-editada, sem efeitos, apenas ela, uma viola e uma voz masculina curiosa de suporte... Mais! A Nelly engasga-se, liberta uma risada bem forte devido às provocações da voz masculina e... manteve isso tudo no álbum. Foi uma boa aposta, uma canção nostálgica que é, não o deixou de ser, mas ainda nos regala com a doçura e espontaneidade sãs.

  • Built You Up: Uma das melhores, mais uma vez... os ritmos leves e quebrados, a melodia que nos agarra e nos leva para um mundo à parte que nos tenta proteger contra os males que nos são impostos, fazem desta canção simplesmente bela.

  • Childhood dream: O hino! Sim, este é o verdadeiro hino presente em Folklore, um hino ao Amor. Gravado numa igreja, o imponente orgão cria uma ilusão mágica e a forma como a voz de Nelly se entrega a este tema avassalador e épico torna-o numa das melhores canções que alguma vez escutei. Imperdível!

Nelly Furtado pode ser críticada pelo seu sotaque pouco praticado e pela sua voz anasalada, mas a verdade é que este álbum impressionou-me, confesso que não estava à espera de tanto, pode ser que o novo impulso que este ganhou devido ao tema (fracote) Força, faça com que muitas pessoas descubram realmente o valor que Nelly nos deu ao gravar um álbum assim. Nota: 17,5/20.

1 Comments:

Blogger vivencias said...

Nelly foi uma revelação a nivel Mundial.
Eu enquanto português fiquei muito orgulhoso, ela assume com muito orgulho a descendência portuguesa e o album Foklore veio provar isso mesmo.
O tema força tem uma simbologia muito importante, foi o ino do Euro e quem, como eu, viveu o Euro sabe bem o significado da mmusica

12:30 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home