Eu quero o tudo querendo o nada Eu quero o meu inicio querendo o meu fim Eu quero o céu e procuro o chão Eu quero as pessoas e olho-me ao espelho Eu quero e quero e quero e o que Eu realmente quero é dar.

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

O Crepúsculo dos Deuses



Sunset Boulevard... este é, pondo os pratos a limpo, passo a expressão, um dos melhores filmes de sempre, Gloria Swanson ganha, já em final de brilhante carreira no cinema-mudo, o papel da sua vida, onde a realidade e a ficção se confundem de forma sublime.


Se não bastassem as técnicas inovadores na realização de Billy Wilder neste delicioso filme de 1950, a nossa atenção é completamente apanhada pela mão decadente, excessiva, larger-then-life, psicótica da personagem central de todo este trama: Norma Desmond, uma actriz do cinema mudo a viver numa altura em que os filmes sonoros já reinavam. Esta conhece Joe Gillis, interpretado pelo também brilhante William Holden que conduz o filme, e força-o a escrever um argumento para o seu livro derradeiro, aquele que, na sua mente confusa, lhe trará a glória e fama de outros tempos. A obsessão pela juventude eterna, pela imagem perfeita, pela fama são sentimentos perturbantemente actuais o que só vem provar o génio desta história de falsidades e de ilusões numa mente que não se deixa render perante a evidência mascarada pelo estranhíssimo mordomo Mr. DeMille (interpretado por ele próprio!!! Para quem tiver o dvd, não perca os extras e a explicação e coincidências que este filme trouxe aos seus actores/realizadores).


Holden: You used to be big.
Swanson: I am big. It's the pictures that got small!


A performance de Swason é absolutamente hipnotisante, o argumento é dos mais complexos que já vi em cinema e as personagens são de uma elaborada criação. Se juntarmos a isto algum humor característico e uma tensão crescente ao longo de todo o filme, encontramos neste Sunset Boulevard, uma das obras mais belas da 7ª Arte. Nota: 9,5/10.


Swanson: All right, Mr. DeMille, I'm ready for my close-up...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e k experiencia foi essa????

cá pra mim viste pq esta personagem da Norma Desmond é um grande 'ícone' ;)

:p

2:49 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

8-/

Agora perdi-me... mas depois contas ;)

4:24 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..............

ihihihihihih

9:04 da tarde

 
Blogger Sérgio said...

9,5/10? Eu dou mesmo 10! Este filme é simplesmente genial e coloco-o lado a lado com o "What Ever Happened to Baby Jane?". Grandes actrizes que, independentemente das suas idades, conseguem dar uma lição de representação a muitas das estrelas emergentes na época.

10:25 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Não dou 10, apenas como princípio que tento seguir. De resto, é absolutamente delicioso e deslumbrante :)

5:19 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home